Paisagens e Áreas Protegidas

Paisagens e Áreas protegidas 

Qual a definição de paisagem?
Paisagem é o que podemos ver ao nosso redor. Uma paisagem pode ser natural ou transformada. A paisagem natural é aquela onde não há interferência humana, composta de rios, florestas, montanhas, vales, campos, lagos e mares. Actualmente existem muito poucas paisagens naturais, apenas em lugares de difícil acesso como geleiras ou desertos. A paisagem transformada é aquela onde houve interferência humana sobre o meio ambiente. 




Áreas protegidas
Áreas terrestres e águas interiores e marítimas classificadas, em que a fauna, a flora, a paisagem, os ecossistemas ou outras ocorrências naturais apresentam, pela sua raridade, valor ecológico ou paisagístico, importância científica, cultural e social, uma relevância especial que exige medidas específicas de conservação e gestão, em ordem a promover a gestão racional dos recursos naturais, a valorização do património natural e construído, regulamentando as intervenções artificiais susceptíveis de as degradar. (Decreto- Lei 19/93 de 23 de Janeiro). Inclui: Parque Nacional, Parques Naturais, Reservas Naturais, Monumentos Naturais, Sítios Classificados e Paisagens Protegidas. 

Como se podem preservar os habitats?
Em muitos países foram criadas áreas protegidas , ou seja, zonas onde as actividades humanas são limitadas, de modo a preservar os recursos naturais e a garantir a biodiversidade.


Existem cinco categorias de áreas protegidas
1.Parques nacionais
2.Parques naturais
3.Reservas naturais
4.Paisagens protegidas
5.Monumentos naturais

1. Parques nacionais
Os parques naturais são áreas com ecossistemas pouco alterados pela acção humana e que englobam paisagens e habitats de espécies com interesses ecológicos, científicos e educacionais.

Em Portugal, o Parque Nacional da Peneda – Gerês, criado em 1971, é a única área protegida desta categoria. 




No Parque Nacional da Peneda – Gerês, as características geológicas e as particularidades do relevo, revelam-se na paisagem. São varias as variações de altitudes e as diferentes influências climáticas.


  1. Graças as variações climáticas propiciam uma enorme variedade de vegetação, aos inúmeras as espécies de animais que vivem nesta região.





 2. Parques naturais


Os parques naturais são áreas que possuem paisagens naturais, seminaturais e humanizadas.   
Em Portugal continental existem 14 parques naturais:
1.Montesinho
2.Douro Internacional
3.Litoral Norte
4.Alvão
5.Serra da Estrela
6.Tejo Internacional
7.Serras de Aire e Candeeiros
8.Serra de São Mamede
9.Sintra - Cascais
10.Arrábida
11.Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
12.Vale do Guadiana
13.Ria Formosa
14.Peneda – Gerês

3.Reservas naturais
Uma reserva natural é uma zona destinada à protecção do flora e da fauna.


Em Portugal continental existem nove reservas naturais, ás quais se juntam as existentes nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores
1.Berlengas
2.Dunas de São Jacinto
3.Estuário do Sado
4.Estuário do Tejo
5.Paul de Arzila
6.Paul do Boquilobo
7.S.c.Marim-V.R. St. António
8.Serra da Malcata
9.Lagoas de St. André e da Sancha
Uma das  mais antigas áreas protegidas criadas em Portugal foi  a reserva natural  das ilhas selvagens no arquipélago da Madeira. Estas ilhas nunca foram colonizadas pelo ser humano e constituem um ecossistema bem preservado

4. Paisagens protegidas
Estas áreas apresentam paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, de interesse regional ou local, com elevado valor estético. São resultados de uma harmoniosa relação entre as populações e a Natureza.


Reservas naturais:
1.Berlengas
2.Dunas de São Jacinto
3.Estuário do Sado
4.Estuário do Tejo
5.Paul de Arzila
6.Paul do Boquilobo
7.S.C Martim- V.R. St. António
8.Serra de Malcata
9.Lagoas de St. André e da Sancha 


Monumentos naturais 
Tratam-se de locais que contêm um ou mais aspectos que, pela sua raridade ou representatividade ecológica, estética, científica ou cultural, devem ser conservadas.

Em Portugal continental existem cinco monumentos naturais:
            1.Carenque
          2.Lagosteiros
          3.Pedra da Mua
          4.Pedreira do Avelino
 
5.Pegadas de Dinossauros da Serra de Aire

Outros exemplos de monumentos naturais, onde se podem encontrar vestígios destes animais, são a Pedre da Mua, em Sesimbra, e Carenque, no conselho de Sintra.


Nos Açores, destaca-se o monumento regional do Vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial. Os vestígios da sua mais recente erupção, em 1957/58, têm um grande valor científico.

Este trabalho foi realizado por:
Tânia Almeida






1. Paisagens e áreas protegidas
1.1. O que é uma paisagem?
Uma paisagem é qualquer local para onde nós olhamos, independentemente onde se situa. É formada por volumes, por cores, movimento e por sons. Qualquer paisagem tem um certo número de elementos, os quais, por sua vez, apresentam determinadas características.
Os elementos da paisagem podem dividir-se em dois grupos:
         -elementos naturais, como, por exemplo o relevo e a vegetação;
         -elementos humanos, como, por exemplo, as vias de comunicação e os edifícios.



Elementos naturais:                                  Elementos humanos:
      - Lago;                                                       - Estradas;
      - Montanhas;                                             - Edifícios;
      - Vegetação natural.                                  - Campos de cultivo.

A existência de paisagens muito distintas na sua superfície terrestre ocorre porque as paisagens apareceram em ambientes geográficos naturais diferentes, o que fez com que as características dos seus elementos fossem, igualmente, desiguais.
Na figura 1 é o clima frio que confere particularidade à paisagem:

·         A água encontra-se praticamente no estado sólido;
·         A vegetação não se consegue desenvolver;
·         As montanhas apresentam arestas pontiagudas
devido à ação do gelo.                                                                    Fig. 1- Paisagem natural.
Por seu lado o Homem também introduz alterações na paisagem, variando estas de acordo com a cultura dos povos e o seu grau de evolução tecnológica. Como ilustra a figura 2.
Fig.2- Paisagem humanizada.

As paisagens estão sujeitas a um processo constante de transformação. Fatores naturais e humanos são responsáveis por essa transformação.



Da paisagem natural à paisagem humanizada.
As paisagens denominam-se naturais quando o conjunto dos seus elementos nunca foi transformado pela ação do Homem.
Devido à intensa ocupação da superfície da Terra pelo Homem, nos dias de hoje, as paisagens naturais estão limitadas a apenas algumas regiões do mundo, como a Antártida, o centro da Austrália, uma pequena parte do norte da Europa e da Ásia, a Gronelândia, uma parte da América do norte e da América do sul e uma parte de África. São estas as poucas áreas que não sofreram alterações por parte do Homem.
Essas regiões, onde predominam ainda as paisagens naturais, têm em comum condições naturais que dificultam a atividade humana:
·         Clima rigoroso, com frios intensos ou temperaturas elevadas e períodos de seca prolongados, complicando, por exemplo, a prática da agricultura;
·         Florestas muito densas, como nas regiões quentes e húmidas, de difícil acesso e onde se pode facilmente ficar doente, por exemplo com a malária;
·          Lugares a grande altitude, onde a falta de oxigénio dificulta o bom funcionamento do organismo.
A partir do momento em que, no decurso, da pré-História, o Homem se sedentarizou e começou a praticar a agricultura, iniciou-se um processo de humanização da paisagem.
A humanização da paisagem é, pois, a transformação ou eliminação dos elementos naturais da paisagem, e a sua substituição por outros, da responsabilidade do Homem.

São várias as actividades humanas que contribuem para a transformação das paisagens naturais.


Fig.3- Principais atividades humanas transformadoras da paisagem.
Como resultado das actividades humanas, surgem dois tipos principais de paisagens humanizadas:
·    Paisagens rurais: com um grau de humanização muito variável;
·   Paisagens urbanas: onde os elementos naturais podem desaparecer quase por completo.

http://www.maraoonline.com/MARAO/MARAO_online/831B8770-9CC0-4347-9550-A516597085D6_files/geres%20mapa%20parque-3.jpg
    Parques nacionais
http://www.maraoonline.com/MARAO/MARAO_online/831B8770-9CC0-4347-9550-A516597085D6_files/geres%20mapa%20parque-3.jpgCaixa de texto: Espanha

Os parques nacionais são áreas com ecossistemas pouco ou quase nada alterados pela ação do ser humano e que agregam paisagens e habitats de espécies com interesse ecológico, científico e educacional. 
Em Portugal, existe apenas um parque nacional, criado em 1971, o Parque Nacional Peneda-Gerês, é a única área protegida desta categoria. 
      Fig.4- Paisagem rural.                                  Fig.5- Paisagem urbana.
No seu processo de humanização da paisagem, o Homem ocupou, preferencialmente, as regiões:
·                     Mais férteis para a agricultura;
·                     De clima pouco rigoroso;
·                     Onde a circulação de pessoas e veículos é mais fácil. 

Ecologia da paisagem
A Ecologia da Paisagem é a ciência que estuda a diversidade e transformação da paisagem, em diferentes patamares, tendo em atenção as suas causas e consequências de carácter biofísico, económico e sociocultural. Acima de tudo, a Ecologia da Paisagem proporciona uma abordagem holística ao estudo da paisagem, centrando-se nas suas diferentes componentes e n o funcionamento dos vários sistemas que a compõem, promovendo uma visão de síntese integrada. É, pois, uma ciência interdisciplinar, fundamental enquanto instrumento de apoio à gestão integrada do território.  

1.2. O que é uma área protegida?
Uma área protegida é um local geográfico marítimo ou terrestre visivelmente definido, que é administrado por entidades legais com o objetivo de preservar a natureza.
Este termo foi utilizado pela primeira vez em 1994 pela União Internacional para Conservação da Natureza- IUCN (International Union for Conservation  of Nature and Natural Resources). A IUCN é a principal organização que estimula os países a criarem áreas protegidas.
A definição de área protegida, pela IUCN, foi a seguinte:
“Área protegida é o espaço geográfico terrestre e/ou marítimo claramente delimitado e oficialmente reconhecido, destinado e gerido para assegurar a conservação da natureza e dos ecossistemas, a longo prazo, bem como dos serviços ambientais e dos valores e tradições culturais associados.”
Na IUCN existe a Comissão Mundial de Áreas Protegidas, cujo objetivo é “promover o estabelecimento e a gestão efetiva de uma rede mundial de áreas protegidas terrestres e marinhas.”
Os objetivos na gestão de uma área protegida são:
·         Pesquisa científica;
·         Proteção de zonas florestais;
·         Proteção das espécies;
·         Manutenção dos serviços ambientais;
·         Proteção de características naturais e culturais específicas;
·         Turismo;
·         Utilização sustentável dos recursos;
·         Educação.
As áreas protegidas estão divididas em cinco categorias, com graus diferentes de proteção:
·         Parque nacional;
·         Parques naturais;
·         Reservas naturais;
·         Paisagens protegidas;
·         Monumentos naturais.

Parques nacionais

Os parques nacionais  são áreas com ecossistemas pouco ou 
quase nada alterados pela ação do ser humano e que 
agregam paisagens e habitats de espécies com interesse 
ecológico, científico e educacional.
Em Portugal, existe apenas um parque nacional, criado em 
1971, o Parque Nacional Peneda - Gerês, é a única área 
protegida desta categoria.

 Fig. 3- Localização do Parque Nacional da Peneda-Gerês. 






Parque Naturais
Os parques naturais são áreas que têm paisagens 
naturais, seminaturais e humanizadas de interesse 
nacional, um exemplo de integração coesa entre a 
Natureza e as atividades humanas.

Em Portugal Continental existem 13 parques naturais, que 
abrangem uma imensa diversidade de paisagens e de 
habitats.

 Fig. 4- Parques naturais em Portugal Continental 

Parques naturais:
 -Alvão;                                    
 -Arrábida;                                
 -Douro Internacional;
 -Litoral Norte;
       -Montezinho;
       -Ria Formosa;
       -Serra da Estrela;
       -Serra de São Mamede;                                
       -Serras de Aire e Candeeiros;
       -Sintra-Cascais;
       -SW Alentejano e Costa Vicentina;
       -Tejo Internacional;
       -Vale do Guadiana.





Reservas naturais
Uma reserva natural é uma zona destinada à proteção da fauna e 
da flora.
Em Portugal Continental existem nove reservas naturais, às quais 
se juntam as existentes 
nas regiões autónomas da madeira e dos Açores.
Uma das mais antigas áreas protegidas criadas em Portugal foi 
Reserva Natural das Ilhas 
Selvagens, no arquipélago da Madeira. Estas ilhas nunca foram 
povoadas pelo ser humano 
e constituem um ecossistema bem preservado.        





                     
Reservas naturais:


 
1-Berlengas;                                                                                                                 

2-Dunas de São Jacinto;                                                                                                                        

3-Estuário do Sado;                                                                                                      

4-Estuário do Tejo;

5-Paul de Arzila;

6-Paul do Boquilobo;

7-S. C. Marim- V. R. St. António;

8-Serra da Malcata;

9-Lagoas de St. André e da Sancha.




 

Paisagens protegidas
Estas áreas apresentam paisagens naturais, seminaturais e 
humanizadas, de interesse regional ou local, com elevado valor 
estético. São resultantes de uma harmoniosa relação entre as 
populações e a Natureza. 

Atualmente, encontram-se classificadas seis áreas de paisagem 
protegida.

 Paisagens protegidas:
1-Arriba Fóssil da Costa de Caparica; 
2-Serra do Açor;
3-Albufeira do Azibo;
4-Corno do Bico;
5-Serra de Montejunto;
6-Lagoa de Bertianos.

Fig.6-Paisagens protegidas em Portugal Continental.























Monumentos Naturais

Trata-se de locais que contêm um ou mais aspetos que, pela sua raridade ou 
representatividade ecológica, estética, científica ou cultural, devem 
ser conservadas. 
Em Portugal Continental existem cinco monumentos naturais 
conhecidos. Um dos mais 
conhecidos é o Monumento Natural das Pegadas dos Dinossauros 
das Serras de Aire e 
Candeeiros, onde foram descobertos trilhos de dinossauros com 
cerca de 175 milhões 
de anos.        
Outros exemplos de monumentos naturais, onde se podem encontrar 
vestígios destes 
animais, são a Pedra da Mua, em Sesimbra, e Carenque, no 
concelho de Sintra.                                                 
Nos Açores, destaca-se o Monumento Regional do Capelinhos, na 
ilha do Faial. Os vestígios                                                                                                        
da sua mais recente erupção, em 1957/1958, têm um grande valor 
científico.           

      Monumentos naturais:                                          
1-Carenque; 
2-Lagosteiros;
    3-Pedra da Mua;                                                  
    4-Pedreira do Avelino;
    5-Pegadas de Dinossauros da Serra de Aire.




Bibliografia:
·         SISTEMA TERRA-Sustentabilidade na Terra, Ciências Naturais-8.ºano
Carlos Campos, Zélia Delgado.
Texto Editores, Lda.
·         Coordenadas, Geografia-7.ºano
José Silva Lobo, Maria Guilhermina Mesquita
Texto Editores, Lda.
Trabalho Realizado por: Rodrigo Carvalho 




Natural parks and protected areas

National Parks
  • What are they?

A national park is an area which gathers a number of ecosystems with scanty human interaction which encompasses a variety of landscapes and habitats of species with ecological, scientific, educational and cultural interests.
  • Which benefits can they bring to our community and why should we preserve them?

* National parks have a crucial role in the regional economy, profiting from tourist related activities.
* They also have an important position on the increasing of many kinds of tourism, such as eco-tourism and rural-tourism.
* National parks also help creating new jobs for nearby population.
* Moving on to the ecological aspects, national parks are one of the last hopes on the preservation of endangered species of animals and plants.
* National parks also protect reproduction areas of animals exploited commercially.

Examples of National parks in Portugal
In Portugal there is only one national park, which is the Peneda-Gerês National Park, created in 1971 and it lies in the far northeastern region of Minho and covers the land from Serra da Peneda to Serra do Gerês.
Map of the Peneda-Gerês National Park http://www.360portugal.com/Distritos.QTVR/Parques_Naturais.VR/Peneda-Geres/VR2D/Mapa_PenedaGeres.jpg


Peneda-Gerês National Park has one of the prettiest landscapes of Portugal which geological 
characteristics reveal themselves in the landscape, with the abundant existence of large granite rocks 
profoundly shaping the outline of the park. It is also home to a great variety of wildlife, mainly due to the 
variations in altitude and various climatic influences which result results in a huge variety of animals and 
vegetation.


Fauna and flora of Peneda-Gerês National Park http://faunaflora-comenius.blogspot.pt/p/database.html Pic.3- http://blog.toprural.pt/visite-o-parque-nacional-da-peneda-geres/


Peneda-Gerês National Park was acknowledged by UNESCO as a World Biosphere Reserve and it as the aim to protect the soil, water, flora, fauna, and landscape, while preserving its value to the existent human and natural resources. Education and tourism are also goals of the park.
Some examples of National Parks Worldwide
Africa - Kruger National Park, South Africa; Maasai Mara National Reserve, Kenya
Zebras in the Maasai Mara National Reserve. https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_k-Dk3As8ZZfptJ39pOGqf-sdCaD9U1tWWGOEEwoxSr2w0RdmEM7k7x_J0pzx2BuM80Y5nnQ3Thuy0D_Rjt5NNNbqmw1QUShvBzZn2z1aWbS6TgawLOvMYCSK8wZ56nEjmpDO3HXAq7Xj/s1600/Masai_Mara_National_Riserve.jpg

South America - Machu Picchu Historic Sanctuary, Peru; Tikal National Park, Guatemala

The Machu Picchu Historic Sanctuary. http://stat.ethz.ch/~dahinden/PictureGallery/corinne%20011.jpg

North America – Grand Canyon National Park, Arizona; Everglades National Park; Florida



Skyview of the Everglades National Park. http://www.travel-visit-places.com/wp-content/uploads/1271643209_1280x1024_mangroves-in-everglades-national-park.jpg

Asia - Yellow Dragon Scenic Area, China; Sagarmatha National Park, Nepal



Europe - Swiss National Park, Switzerland; Vysoke Tatry National Park, Slovakia


Oceania - Kakadu National Park, Australia; Fiordland National Park, New Zealand


Nature Reserves

What are they?
A nature reserve is a protected area of crucial importance for wildlife, flora, fauna or geological landmarks, which is preserved and managed for conservation and to provide special opportunities for study or research.

Which benefits can they bring to our community and why should we preserve them?
* Protection of threatened or exclusive species existing in that area (animals or plants).
* Protection of reproduction areas of animals exploited commercially.
* Protects areas of cultural and scientific interest.
* Provides money from the use of the surrounding infra-structures, making the local economy suffer a substantial growth.

Examples of Nature reserves in Portugal
There are 9 nature reserves in Portugal, including the ones existing in the autonomous regions of Madeira and Azores.
One of the oldest reserves ever created in Portuguese territory is the beautiful Ilhas Selvagens Natural Reserve, in the archipelago of Madeira. This archipelago (Selvagem Grande, Selvagem Pequena e Ilhéu da Flora) was never colonized and it constitutes a well preserved ecosystem.



The Ilhas Selvagens Natural Reserve has a total of 273 hectares and was declared natural reserve by the Portuguese government as a nature reserve in 1978.
The national reserve has about 150 species of plants, mostly grounders, it has a wide range of seabirds and a unique marine wildlife.
Some examples of the unique wildlife that this nature reserve has to offer is the shearwater, one of the most iconic animals of the islands, the Gomero Wall Gecko and Madeira Wall Lizard lizard, these last two only exist in these islands.

The Tarentola bischoffi gecko        TheTeira dugesii lizard


http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tarentola_bischoffi.JPG 
http://reptiledatabase.reptarium.cz/species?genus=Teira&species=dugesii

Examples of Nature Reserves Worldwide
Africa - Akkerendam Nature Reserve, South Africa; Atherstone Nature Reserve, South Africa.

Elephants in the Atherstone Nature Reserve 
http://www.safarinow.com/db/id/699482/699482a.jpg South 

America - Tambopata National Reserve, Peru; La Gran Sabana, Venezuela.

The Wildlife of the Tambopata National Reserve; Peru Pic http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/62/Parrots_at_a_clay_lick_Tambopata_National_Reserve,_Peru-8c.jpg

North America – Kakabeka Falls, Canada; Tallgrass Prairie National Preserve, Kansas

The Kakabeka Falls, Canada .
http://media-cdn.tripadvisor.com/media/photo-s/02/b8/01/a7/kakabeka-falls.jpg

Asia - Pachmarhi Biosphere Reserve, India; Dana Biosphere Reserve, Jordan.

Dana Biosphere Reserve
http://farm6.staticflickr.com/5302/5675541702_1b687dbc67_z.jpg 

Europe – Curonian Spit, Lithuania/Russia; Danube Delta, Romania.

Pic. 15 – The Curonian Beach Spit
http://www.travelsupermarket.com/blog/7-stunning-beach-spits-from-around-the-world/

Oceania - East Rennell, Solomon Islands; Great Barrier Reef, Australia.

The stunning wildlife of the Great Barrier Reef.
http://2012freshmanenglish.blog.ntu.edu.tw/files/2012/10/Great-Barrier-Reef-Holiday-Reef-Fish12.jpg

Preserved Landscapes

What are they?
These areas present natural landscapes, semi naturals or humanized, of regional or local interest, with high aesthetic value. They are the result of a harmonious relationship between people and nature.

Which benefits can they bring to our community and why should we preserve them?
* Preserves ecosystems that otherwise had no longer existed without the creation of these areas.
* Provides natural area that is so needed nowadays in this urbanized society.
* Provides an increase in the local economy due to the money raised from tourism activities.
* Offers a chance for population can raise awareness on practices that benefit the environment.

Examples of Preserved Landscapes in Portugal

There are six areas of protected landscapes in Portugal.
One of the most important in Portugal in all Europe is the Tejo estuary, in fact, this is the biggest estuary in Western Europe covering approximately 34 hectares. The Tejo estuary is a sanctuary to a wide variety of organisms.

Map of the Tejo estuary http://www.mohid.com/tejo-op/Aq_Prev_Valor_Local.htm

This preserved landscape was created in 1976 and it’s home to of plenty of species such as fish, mollusks, crustaceans and birds (over 50 thousand wintering birds migrate regularly to this spot).
Of those birds, the most iconic ones are sure the ducks and the flamingos that come across the estuary.
Flamingos in the Tejo River.                                     Flock of ducks in their migration route.
http://geocastemaia.blogspot.pt/2012/12/percurso-do-rio-tejo-por-terras-de.html http://portal.icn.pt/ICNPortal/vPT2007-AP-EstuarioTejo/Visitar+Area+Protegida/Quando+Visitar

Examples of Preserved Landscapes Worldwide

Africa - Saloum Delta, Senegal; Konso Cultural Landscape, Ethiopia.

Flock of seabirds flying trough the Saloum Delta.
http://www.world-heritage-site.com/wp-content/uploads/2011/06/news_768-500-332-20110624210241.jpg

South America - Quebrada de Humahuaca, Argentina; Coffee Cultural Landscape of Colombia, Colombia.

The Quebrada de Huamhuaca. http://www.noaturistico.com.ar/documentos/18/539_La-Quebrada-de-Humahuaca.jpg

North America – Papahānaumokuākea, U.S.A; Landscape of Grand Pré, Canada.

Picture of the Papahānaumokuākea shipwreck. http://directoryofkauai.net/blog/wp-content/uploads/2010/02/0219shipwreck.jpg

Asia - Orkhon Valley Cultural Landscape, Mongolia; Rock Shelters of Bhimbetka, India.


Archeological artifact from Orkhon Valley. http://www.greatarchaeology.com/Archaeological_Places/Orkhon_Valley_Cultural_Landscape.jpg

Europe - Val d'Orcia, Italy; Aranjuez Cultural Landscape, Spain.

The Val d´Orcia. http://cdni.condenast.co.uk/646x430/s_v/valdorcia_cnt_24nov09_iStock_.jpg

Oceania - Cultural Landscape of Bali Province, Indonesia; Chief Roi Mata’s Domain, Vanuatu.
A statue from Chief Roi Mata’s Domain.

Natural Monuments

What are they?
A natural monument is a local that for its ecological, esthetical, cultural or scientific rarity, it should be preserved.

Which benefits can they bring to our community and why should we preserve them?
* They provide an excellent source of historical knowledge.
* They can represent an important milestone in the culture of a local population.
* They can give us clues of how the world was before us.
* It can be an historical landmark in the history of a nation of religious, political or social interest.

Examples of Natural Monuments in Portugal
There are five examples of natural monuments in Portugal.
The most relevant is surely the Natural Monument of Dinosaur Footprints of the Serras de Aire and Candeeiros, where it was founded tracks of dinosaurs with about 175 million years old, it’s the biggest trail of sauropod dinosaurs. Its scientific value is incalculable.
Pic. 10 – Map of the Natural Monument of the Serras de Aire and Candeeiros. http://portal.icn.pt/ICNPortal/vPT2007-AP-SerraAiresCandeeiros/O+Parque/Mapa+e+Caracterizacao/?res=1366x768

This park, created in 1979, occupies an area of 38 900 hectares and its home to other sites of geological interest such as the Mira D’aire Caves.
For more information about these caves please click in this link to make a little virtual tour to these caves: http://www.grutasmiradaire.com/?link=35

Dinosaur footprint in the Natural monument              The Mira D’aire Caves.
of Serra de Aire.
http://cookinghotel.com/193/monumento-natural-das-pegadas-de-dinossurio-na-serra-daire-bairro-ourm- http://asminhasvisoesdomundo.blogspot.pt/2012/07/mira-daire-grutas.html

Examples of Natural Monuments Worldwide

Africa - Archaeological Site of Carthage, Tunisia; Abu Mena, Egypt.
The Abu Mena Monuments. http://www.mindennapiafrika.info/wp-content/uploads/2010/01/abu-mena.jpg

South America - Cusco historic center, Peru; Angel Falls, Venezuela.

The Cusco Historic Center.
http://media-cdn.tripadvisor.com/media/photo-s/02/4d/44/5f/cusco-historic-center.jpg

North America – Barringer Crater, U.S.A; Chubb Crater, Canada.

The Barringer Crater. http://apod.nasa.gov/apod/image/9711/azcrater_lpi_big.jpg

Europe – Stonehenge, United Kingdom; Blue Grotto, Italy.

The Stonehenge by sunset,
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8xD0oIYLhTTJhj4izYJlKEIc74vY2XBBKL5NKwpuJrg3fOvvrVYYzgbJZggP1KbRNNodzNteGvBa8TGOokJQRcoIqERs04daG8ThLbqmBhaFrR-79FZS5xXgdAH-_QagPQo1fcIXCaE0/s1600/Stonehenge_%2528sun%2529.jpg

Asia - Elephanta Caves, India; Majlis al Jinn, Oman.
Carving of the goddess Shiva in Elephanta Caves. https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-W7ZoaYjHc_3C77crjRX8skRyZ2Je3nyjDDKYlP5qxOgaS3WIxhyphenhyphen74gq5CYU4jZH-fqeWnctZTVVp2kg7QLVettkjF978Hh-M5_x4uNtbhbB5T9PJHnRP3rvHo6-J0vKUelJ58sgzgCU/s1600/8.jpg

Oceania – Kakamora Caves, Solomon Islands; Dinosaur Cove, Australia.
Tourists exploring the Dinosaur Cove. http://museumvictoria.com.au/history/images/mm008156.jpg

Summary

As we have seen, these areas have a crucial role on the local (and many times national) society, whether it is raising money from tourism or enriching our population knowledge with artefacts thousand years old.
So, it’s more than evident that we have (and should) preserve our protected areas, helping our ecosystem to grow stronger, and luckily create some new ones.
Because the planet belongs to all of us and if we don’t help protecting it, the next generations will suffer the consequences of our actions and will no longer have the privilege that we had living in this beautiful planet called Earth, and we don’t want that, do we?


José Batista
Escola Gil Vicente