Poluição dos Solos

Poluição dos Solos


Introdução:
·        O solo é um ecossistema com características físicas, químicas e biológicas próprias, onde desenvolvem-se uma grande porção de diferentes formas de estilo de vida.


·        A poluição do solo pode definir-se como a presença de substâncias que têm uma acção prejudicial na saúde do homem, no meio biológicos, e nos ecossistemas.


·        Umas das causas da poluição que podem ser provocadas pela acção directa de seres humano podem romper o seu equilibramos físico e químico.


·        O solo faz parte do ecossistema.



Ética
A acção do homem no nosso ecossistema é muito agressivo, impacto é tao grande que ao longo do tempo o ecossistema entrou em desequilíbrio. Os principais factores que prejudicam o planeta terra são:
Ø Perda da biodiversidade
Ø  Poluição (aquática, solo e atmosférica)
Ø Chuvas ácidas
Ø Efeito estufa
Ø O buraco na camada do ozono

O homem está sempre a criar novas tecnologias, com função de facilitar a vida humana, mas essas actividades podem trazer consequências muito graves nas futuras gerações
O tema que eu escolhi foi a poluição dos solos, porque eu acho que é uma actividade muito prejudicial não só pra terra mas também afecta o mar, mata muitos seres vivos aquáticos e plantas marinhas, também infecta os solos, seres vivos terrestres.
O ser humano deve diminuir a poluição utilizando energias eólica, diminuir a utilização de insecticidas, porque o ser humano tem de ajudar a prevenir o nosso planeta porque é nosso habitat, não matar os seres vivos ate ao ponto de extinção.
Os principais poluentes do solo

  • Existe dois tipos de poluição do solo:
      Endógenos, ou próprios ao mesmo solo e exógenos.
  •     Origem exterior ao solo (acção do homem).
  • Os poluentes que causam mais danos no solo são os que resultam da poluição exógena causada pela acção humana. 
  • Os principais poluentes do solo podem ser classificados em três grandes grupos:
  •       Corrupção de origem antropogénica, resultantes de actividades industria, de actividades mineiras, do tráfego automóvel, e da construção civil.
  •               Derrame de compostos orgânicos, muitas vezes acidentais.
  •           Substâncias químicas que são adicionadas aos solos, como os biocidas e os fertilizantes.
  • *Biocidas são substâncias que matam organismos vivos e que são utilizados sobretudo na agricultura para combater pragas de fungos, ervas daninhas, ou insectos. Distinguem-se três tipos: fungicidas, herbicidas e insecticidas. 


Agricultura
Exemplos da acção negativa do homem na agricultura:
Ø A fumigação dos campos agrícolas para combater pragas causa a acumulação de substâncias químicas no solo que contribuem para a sua poluição.
Ø As materiais desprezíveis provenientes de produção contaminam o solo com metais pesados, alterando a sua matéria mineral.
Ø Os adubos industriais substituíram os adubos tradicionais, como o estrume, devido ao seu alto rendimento, embora sejam muito mais poluentes.
Ø As substâncias químicas penetradas nos solos agrícolas poluem os rios ao serem arrastados pela água da chuva.




Escala dos países mais poluidores do mundo:
1.    China – 9.441 toneladas de CO2
2.    Estados Unidos- 6.538 toneladas de CO2
3.    India – 2.272 toneladas de CO2
4.    Rússia- 1.963 toneladas de CO2
5.    Japão- 1.203 toneladas de CO2
6.    Brasil- 1.144 toneladas de CO2


 Fim J      
   Albertina Lino
8º 5ª nº 1
Prof. Rita Tatiana Oliveira